Vídeo de minha ação pedagógica

terça-feira, 30 de novembro de 2010

TEXTO - Avaliação da Ação Pedagógica

Universidade Federal de Goiás


Licenciatura em Artes Visuais

Faculdade de Artes Visuais – EAD – Alexânia

Estágio Supervisionado III – Ateliê de Poéticas Contemporâneas.

Aluna: Heliana de F. J. Peres

Tutor: Prof: Patrícia de S. Martins



TEXTO AVALIATIVO DA AÇÃO PEDAGÓGICA



O primeiro momento desta caminhada foi meio sem rumo, como se não houvesse o que estranhar, pois tudo me era muito familiar. Mas a proposta era o estranhamento, sendo assim, aos poucos comecei a perceber quantas coisas existe, mas eu não tinha notado neste percurso que me parecia tão familiar, tão igual. Foi necessário mudar o olhar, a maneira de ver, de perceber, desenvolver um olhar mais sensível, mais atento ao que sempre esteve ali próximo de mim, no meu caminho, rever o que olhava mas não percebia de verdade. Olhar o de sempre, re-olhar, resignificar, olhar com inspiração, com percepção e descobertas, e assim perceber a existência de varias portas de entrada, pois muitas eram as possibilidades de entrada, e várias portas poderiam inspirar uma ação arte-educativa. Mas era necessário escolher um local onde as portas estivessem abertas, tanto para a comunidade como para desenvolver trabalhos de artes. E assim a Praça dos Romeiros se tornou meu foco pra esta intervenção, pra desenvolver minha ação Artístico-Pedagógico

Um lugar freqüentado por diversos tipos de pessoas e que oferecia um excelente espaço, mas que nunca foi pensado como lugar de ações artísticas, mas que oferecia possibilidades impensáveis. Depois que decidi pela Praça dos Romeiros como lugar da minha ação, o passo seguinte foi pensar no que poderia ser realizado e planejar. Pensei em várias possibilidades, pedi sugestões através dos fóruns, conversei com os professores, colegas e através da conversa com uma das meninas, gostei de uma sugestão dada por ela! E enfim escolhi algo que gostei que foi trabalhar com caixas coloridas. Elaborei meu plano, que passou por adequações e a avaliações dos professores. Convidei parceiros, e marquei a data. Só não contava com tanta chuva, o que me preocupou e me levou a pensar em um plano “B”. Mas no dia marcado fomos para a Praça e realmente armou um temporal, mas mesmo assim a turma, no inicio um pouco tímida, se animou. Falei sobre os artistas inspiradores, Tim Walker, e Sam Spencer, suas obras. Discutimos a importância das cores, o estimulo que elas provocam as formas e imagens sempre tão presentes em nosso dia-a-dia. Isto os inspirou a pensar, a descobrir a importância da expressão visual e de criar.

A ação ficou bem animada, o que levou a muitas idéias e a bons resultados,

só não foi possível deixar exposto por muito tempo ,pois a chuva finalmente caiu, e deixar lá provocaria muita sujeira. Mas o resultado final foi empolgante, e pelo interesse despertado, posso dizer que ficou com um gostinho de “QUERO MAIS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário