Vídeo de minha ação pedagógica

terça-feira, 24 de agosto de 2010

RESUMO/TEXTO

TEXTO/RESUMO - Estágio III – Unidade I






-A Cidade e suas Possibilidades Educativas.



No estágio I muitos de nós tivemos a oportunidade de avaliarmos nossa prática docente. Para muitos de nós, foi a oportunidade de termos as primeiras aproximações investigativas com espaços educativos, escolas,salas de aulas. Tivemos a oportunidade de refletir sobre rotinas, conflitos e saberes pedagógico e realizarmos nossa primeira intervenção pedagógica nesse curso, em um espaço de educação formal. Observamos, vivenciamos para depois idealizarmos nossas oficinas. Planejamos sistematicamente nossa ação pedagógica, para depois desenvolve-la. A proposta agora e ampliarmos nossas experiências para além dos muros da escola, tomando a cidade como referencia para a elaboração de projetos de ação educativa.

Neste percurso das disciplinas de estágio, buscamos uma abordagem integral para nossos crescimentos: construímos nossas aprendizagens e nossas percepções tanto pela via de nossos sentidos diretos quanto pela via de nossas reflexões.



- A Cidade Educativa: seus lugares, seus habitantes, seus ofícios, sua cultura.



O desafio é olhar para a cidade de uma maneira diferente, olhar daquele que acaba de chegar, de quem acaba de nascer para a eterna novidade do mundo. Ver aquilo quer nunca havíamos prestado atenção no contexto cotidiano, no dia a dia. Pensar a cidade enquanto um organismo vivo, dinâmico, que trás uma historia feita pelos seus habitantes, cada um com suas relações, profissões, ofícios, e sua cultura.

A proposta agora é discutir a cidade como produção de espaço urbano.

A efetivação da cidade como educadora se constitui na resistência à tendência de práticas individualistas na cidade. A cultura diz respeito a todos os fazeres, saberes e viveres pelos quais as pessoas se constituem em seus lugares, cidades, nas suas terras, como trabalham, produzem e pensam as mais diferentes profissões/ações.



-Imagens:(Des) construções – Propostas para um passeio Etnográfico.



Ver a cidade constitui ainda uma experiência corporal. Trata-se do corpo apropriando-se do espaço da cidade e percebendo tanto o odor de um rio fétido, quanto a brisa suave no final da tarde, assim como também está atento à violência, aos sinais de transito, ao asfalto quente, ao verde. Ele é tanto entidade formuladora de imagens quanto elementos constitutivo da imagem, ele é parte integrante desta paisagem urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário